01 JUL 2013
Campeonato Municipal de Bocha em Gastão Vidigal
Com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Esportes de Gastão Vidigal realizou no dia 19 de junho um campeonato de bocha, o evento também fez parte da programação de aniversário da cidade, várias duplas foram inscritas e participaram do evento tendo três colocações: em Terceiro Lugar - “Bufinha” e “Baiano”; em Segundo Lugar - “Dim” e “Mael”; e em primeiro Lugar - “Dumba” e “Bié”.

Curiosidades sobre a Bocha:

A bocha, conforme alguns historiados, originou-se de um esporte praticado no Egito e na Grécia Antiga, onde eram usados objetos de formatos esféricos, como pedras redondas.

Há registros da prática deste esporte no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de “boccie”. Durante a expansão do império, teria sido levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados.

Em 1500, o “boccie” já era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra. No decorrer dos anos, sofreu varias transformações e hoje é visto como um esporte de considerável prestígio internacional.

A bocha foi trazida para a América pelos imigrantes italianos primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. No Brasil, teve início no estado de São Paulo, depois no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Apesar do velho conceito de que é “esporte para idosos”, a bocha é praticada por pessoa de todas as idades, sexo e classes sociais. Atualmente, os jovens são a grande maioria dos atletas que competem nos campeonatos oficiais estaduais e nacionais. Inclusive, já é possível encontrar atletas profissionalizados.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com
Autor: Sabrina Marquezi