15 JUN 2018
SAÚDE E BELEZA
Gastão Vidigal garantindo a atenção básica em saúde a seus munícipes
A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, o SUS é um dos maiores modelos de saúde pública do mundo e é inspirado no National Health Service (traduzido como Serviço Nacional de Saúde) praticado no Reino Unido. Para operacionalizar o cuidado médico público, elaborou-se a Lei nº. 8.080/1990.

Desde a sua formulação, o SUS inclui os postos e centros de saúde, bem como os hospitais públicos, mesmo os universitários, os bancos de sangue (hemocentros) e laboratórios. Também fazem parte do sistema as fundações para pesquisa científica e acadêmica, a Vigilância Sanitária, a Vigilância Ambiental e a Vigilância Epidemiológica. Ou seja, a iniciativa não se limita a medidas paliativas, tendo em vista que existe uma preocupação com higiene e meio ambiente, pois os níveis de saúde estão vinculados à ordem econômica e social de uma nação. A saúde melhora com alimentação adequada, moradia digna com luz e água, tratamento de esgoto, lazer e transporte. Conclui-se que nenhum elemento deve ser visto em separado para que as ações sejam bem-sucedidas.

Nosso município também aderiu ao Programa Mais Médicos (PMM) que é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O desafio de garantir acesso e integralidade da atenção, demanda uma responsabilidade grande pela complexidade da realização de todas as ações para o pleno funcionamento deste sistema. Assim concluímos que havia a necessidade de um quadro de médicos para nossa Unidade Básica de Saúde lll que hoje conta com esses profissionais:Dr. Paulo Henrique Rodrigues Garcia – Clinico Geral, Dr. Giovanne Adalton Keller Stivari – Clinico Geral, Dra.Yanedys Hernandez Labrada – Clinica Geral do Programa Mais Medico (PMM) e Dr. Genivaldo Teixeira de Carvalho – Ginecologista, juntos somam uma carga horária semanal de 106 horas. É nossa gestão trabalhando para garantir a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. Porque juntos somos mais!