24 MAI 2013
EDUCAÇÃO E CULTURA
Profissionais de Educação de Gastão Vidigal participam de Encontro em Rio Preto
Com apoio da Prefeitura Municipal de Gastão Vidigal nessa quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de maio, a Secretária de Educação Municipal e a Diretora de EMEIF, estiveram presentes na segunda edição do encontro estadual para fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizado no campus da UNIP em São José do Rio Preto.

Compareceram também coordenadores e gestores de educação de 142 cidades paulistas, totalizando mais de 500 participantes nos dois dias de evento.

O Encontro teve por objetivo discutir a importância de Conselhos Escolares (CE) na democratização das escolas de Educação Básica, com vistas a construção da cidadania, socializar e fomentar ações e responsabilização dos Conselhos Escolares, do estado de SP, além de propiciar o compartilhamento de experiências entre educadores a respeito da democratização nas escolas de Educação Básica por meio dos Conselhos Escolares.

Durante o evento houve algumas apresentações com alunos da rede municipal de São José do Rio Preto.

Programação do Encontro

O 2º Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares teve quatro eixos temáticos: Legislação e Diretrizes do Conselho Escolar e o princípio da gestão democrática nas escolas públicas, que ficou sob a coordenação de Maria Cecília Luiz, da UFSCar (Eixo 1); Sensibilização de conselheiros escolares: a participação dos segmentos que o compõem e da sociedade em geral, foi coordenado por Renata Pierini Ramos, da Secretaria de Educação de São Carlos (Eixo 2); Formação Continuada em Conselhos Escolares: perspectivas e práticas, com coordenação de Renata Maria Moschen Nascente e Ronaldo Martins Gomes, ambos da UFSCar (Eixo 3) Acompanhamento e funcionamento dos Conselhos Escolares: natureza e organização, que foi coordenado por Lidia Maria Balsi Machado, da Secretaria Municipal de Educação de Embu das Artes.
Autor: Sabrina Marquezi