21 JUN 2013
MEIO AMBIENTE
Festival gastronômico com alimentos reaproveitados é destaque em comemoração ao Dia do Meio Ambiente na escola estadual em Gastão Vidigal
No último dia 06, os alunos da E.E. Prof.ª Tereza Valverde Cardoso Tirapele realizaram diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano trouxe o tema “Pensar. Comer. Preservar”, entre eles está o festival gastronômico com alimentos reaproveitados. Organizado pela professora Nelci Maria de Lazari Miranda, o festival promoveu a degustação receitas elaboradas com sobras de alimentos, atividade estimulada durante as aulas na luta pelo consumo sustentável.

A comemoração também contou com mostra da produção de brinquedos construídos com materiais reciclados do projeto “Reduzir, reutilizar e reciclar” desenvolvido pela professora Otilia Consoni Maffei com os alunos do 4º ano. O lanche solidário, realizado pela professora Maria Cristina de Araújo Barbosa com o 5º ano, mostrou que mais importante que preservar, é evitar o desperdício do que temos à nossa disposição.

O entretenimento da festa ficou por conta da apresentação de peças teatrais também com tema voltado para o meio ambiente. Os alunos das turmas do 2º ano apresentaram o teatro “Água: Fonte inesgotável de vida” organizado pela professora Maria Marques. “Nós desenvolvemos esta apresentação para participar da 1ª etapa do Projeto Futuro Mais Verde, realizado em Votuporanga e nada mais justo que mostrar à nossa escola o produto desse trabalho, que procura conscientizar as crianças quanto à importância da preservação do meio ambiente”, comenta a professora Maria. Já o 3º ano ensaiado pela professora Nadir Alves de Souza Guarnieri interpretou a cantiga de roda Linda Rosa Juvenil.

As comemorações do Dia do Meio Ambiente são tradição na E.E. Prof.ª Tereza Valverde Cardoso Tirapele, “Aqui lutamos para que nossos alunos se tornem adultos engajados na causa do meio ambiente, por isso é importante trabalharmos essa idéia junto à educação básica. É um propósito da escola manter vivo o trabalho de preservação, dentro destas estratégias está a realização neste dia 21 de junho da 1ª Conferência do Meio Ambiente, com o tema “Escola Sustentável, a qual toda a região está convidada”, completa diretora da escola Almerinda Maria de Oliveira Rangel.