29 JUN 2021
MEIO AMBIENTE
“Reciclagem de Pneus” – mais uma ação que preserva o meio ambiente em Gastão Vidigal
O setor Agricultura da prefeitura de Gastão Vidigal realiza mais uma ação para a preservação do Meio Ambiente no município, o Projeto Reciclagem de Pneis.

A ação está prevista no Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos sólidos e consiste em dar a destinação correta ao pneu que chegou ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo.

Em Gastão Vidigal o pneu deve ser deixado em local apropriado, no Ponto de Coleta de Pneus no município, que é a Borracharia do Dinael e de lá ele é encaminhado para um barracão na cidade de Nhandeara e depois encaminhado para Reciclanip.

O descarte final do pneu inservível traz sérios prejuízos a cidade, seja na forma inadequada do descarte; armazenamento; depósito de água que pode ser foco para doenças como a dengue; ou a eliminação através de queima a céu aberto que contamina o solo e o ar; ou a criação de depósitos clandestinos; e é por isso a importância de encontrar as formas viáveis tanto ecologicamente como economicamente, de aproveitamento dos pneus inservíveis, como maneira de diminuir o descarte inadequado dos mesmos.