22 ABR 2013
EDUCAÇÃO E CULTURA
Prefeituras da região aderem ao ADE
Prefeitos, vices e representantes da educação de 44 municípios da região participaram de evento no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo em Votuporanga, dia 12 de abril, para adesão ao ADE - Arranjo de desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo que objetiva abordar soluções em grupo, trabalhar em rede e trocar experiências sobre questões educacionais, “com este encontro pretendemos fomentar a cooperação entre os municípios do noroeste do Estado de São Paulo para a implementação das ações do PAR (Plano de Ações Articuladas), estabelecendo uma colaboração horizontal e intermunicipal com o propósito de elevar qualitativamente a Educação no território regional, formalizando a constituição do Arranjo com o apoio das instituições parceiras regionais”, explicou a secretária da Educação de Votuporanga, Silvia Cristina Rodolfo.

Durante o evento a secretária explanou sobre os objetivos do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, condições para os municípios integrarem o programa, planejamento estratégico, além de apresentar as diretrizes e metas do ADE. Silvia também esclareceu as dúvidas dos municípios presentes interessados em compor o Arranjo.

O ADE Noroeste Paulista conta com a parceria do MEC e do Centro de Liderança Paulista – CLP e o apoio de instituições regionais como o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo – Campus Votuporanga; Centro Universitário de Votuporanga/UNIFEV; SENAC Votuporanga; Diretoria de Ensino – Votuporanga.

Entre as diretrizes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista para os próximos quatro anos estão a elaboração do Plano Municipal da Educação com base no território regional e a aprendizagem na idade certa para todos, com base no território regional, além de outras ações.

A meta é de reduzir para 3% a defasagem na aprendizagem por série/ano em Língua Portuguesa e Matemática até 2016, realizar o II Congresso Internacional de Educação e a Escola de Tempo Integral – Programa Mais Educação também são metas do Arranjo.

Para a secretária de educação de Nhandeara, Maria de Lourdes Amorim, o prefeito de Nhandeara, Ozinio Odilon da Silveira, ao possibilitar a assinatura do convênio dá mais uma passo para a qualificação do ensino no município.