27 ABR 2021
UBS de Gastão Vidigal recebe capacetes de oxigenação de Universidade
Ao todo, foram três capacetes destinados pela UEM
A UEM (Universidade Estadual de Maringá) desenvolveu um protótipo de capacete de oxigenação que além de ter demonstrado excelentes resultados, tem contribuído para a recuperação do quadro de pacientes que se encontram com insuficiência respiratória.

O equipamento foi desenvolvido pelos professores Gustavo Dias, Luiz Cótica e Ivair Santos, do Grupo de Desenvolvimento e Inovação em Dispositivos Multifuncionais, vinculado ao Departamento de Física, e por Edson Arpini Miguel, professor do Departamento de Medicina. Estes capacetes tem sido recomendado em muitas diretrizes como um suporte respiratório não invasivo durante a pandemia em diversos países do mundo.

Gastão Vidigal, por sua vez, recebeu a doação de três capacetes para a UBS local. Além desses municípios, também receberam a doação: Santa Fé, Colorado, Umuarama, Arapongas, Ampére, Pato Branco, São João do Ivaí, Penápolis (SP), entre outros.
Autor: Vinícius Almeida