05 SET 2013
EDUCAÇÃO E CULTURA
Programa Agita Galera em Gastão Vidigal
As escolas da rede estadual e municipal de ensino de Gastão Vidigal participaram durante o dia 30 de agosto, do programa 'Agita Galera', que é um evento conjunto das Secretarias de Estado da Saúde e Educação de São Paulo, destinado à realização de atividades física efetivas envolvendo todos os alunos. Neste ano, o tema foi 'Atividades circenses: proporcionam alegria, desafios, felicidade e liberdade!'.

Com o objetivo de promover a prática de exercícios físicos e estimular a coordenação e atividade motora dos alunos, equipe da Secretaria de Saúde de Gastão Vidigal em conjunto com a Secretaria de Educação estruturou um cronograma nas escolas misturando o lúdico, a interação e a saúde com o Agita Galera. Também fizeram partem da proposta do programa promover o estilo de vida ativa e levantar a discussão sobre a importância das atividades corporais e motoras para a promoção da saúde nas escolas.

“Desempenhamos várias atividades com os alunos. Realizamos um entrosamento de alunos e professores através das atividades físicas. Foi um momento gostoso nas escolas, pois levamos brincadeiras com bexigas, alongamentos, entre outras atividades”, disse Sônia Correa Barreto Secretária de Educação no Município.

“A atividade é uma estratégia para a qualidade de vida, para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde. E com as escolas tivemos o contato direto com as crianças e jovens que podem ser multiplicadores da prática de exercícios físicos. Eles podem levar para suas casas — para os pais, irmãos, familiares — essa preocupação em fazer com que as pessoas pratiquem alguns minutos de atividades ao longo do dia”, conclui Sandro Rodrigues, Coordenador de Saúde Municipal.